Echronomia – use melhor o seu tempo
“Agora todo mundo tem relógio e ninguém tem tempo. Troque um pelo outro: dê seu relógio e aproveite o tempo”.
Essa frase do filósofo francês Michel Serres resume o drama destes tempos velozes e furiosos: avançamos nas técnicas de planejamento, avançamos na tecnologia que nos permite fazer cada vez mais atividades ao mesmo tempo e acabamos focando nossa relação com o tempo numa só dimensão: a da produtividade. Fazer mais com menos.
Em relação a nossos antepassados as horas de trabalho diminuíram, os dias de descanso aumentaram, mas nos sentimos muito mais pressionados pelo tempo.
Sempre falta tempo.
Mas se o tempo é limitado e todo mundo tem igual, o que quer dizer “não tenho tempo”?
A falta de compreensão sobre a importância do tempo impacta negativamente na produtividade das pessoas. Leva à procrastinação, multitarefa excessiva, falta de priorização e planejamento inadequado. Valorizar e gerenciar o tempo de forma eficaz, portanto, é fundamental!
Por isso nasceu a palestra, Echronomia – use melhor o seu tempo.
O termo “echronomia” não existe, foi criado pelo Luciano. “Chronos” é uma palavra de origem grega que se refere ao tempo, especialmente em um sentido quantitativo ou sequencial, enquanto “nomia” está relacionado ao estudo, organização ou gestão de um determinado assunto. Portanto, “echornonomia” poderia ser interpretado como o estudo, organização ou gestão do tempo.
Em Echronomia, Luciano Pires traz uma profunda reflexão sobre o significado do tempo. Como a humanidade tentou defini-lo ao longo da história, sob quais ângulos podemos avaliar nossa relação com o tempo, a diferença entre a quantidade e a qualidade do tempo.
A Echronomia considera pensar no orçamento econômico e no orçamento “temponômico” nos momentos de tomada de decisão.
O que a palestra aborda:
– SNAP! Um segundo pode mudar tudo
– Santo Agostinho, David Hume, Kant, Einstein: Como os homens tentaram definir o tempo
– Chronos e Kairós, duas dimensões do tempo
– O recurso tempo, o único que não pode ser poupado nem reposto
– Como a relação tempo/espaço pode nos ajudar a controlar melhor como aproveitamos o tempo
– Como o tempo nos é roubado
– Vencendo a Procrastinação com um método: o Poema
– Por onde você se orienta? Passado, presente ou futuro?
– O que aprendermos com De Volta Para o Futuro
– Um exercício sobre o tempo
Fugindo do enfoque unidimensional na produtividade e gestão do tempo, enquanto faz uma abordagem mais ampla do tema, Luciano Pires informa, diverte e provoca de um jeito original e que prende a atenção da plateia.
Em Echronomia, vamos redescobrir o tempo como algo mais do que uma moeda de troca na busca incessante por resultados.
Em Echronomia, vamos aprender a valorizar cada segundo de nossas vidas.
Não perca tempo: contrate esta palestra!
Planejamento Antifrágil
Planejamento Antifrágil – Como aumentar as chances de acerto em cenários de grande incerteza.
Planejamos para nos tranquilizar com relação a um futuro incerto. E quanto mais detalhado o plano, mais tranquilos ficamos. Mas é uma tranquilidade falsa, afinal, tomamos decisões com base em previsões, a partir de experiências passadas, mesmo sabendo que a realidade pode ser completamente diferente.
Sempre que começamos algo novo, a única coisa garantida é a incerteza. Mas num mundo que um dia foi volátil, incerto, complexo e ambíguo, e que agora é frágil, ansioso, não linear e incompreensível, nos vemos desafiados a planejar em meio ao caos.
Como fazer para reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão, mas não podem ser previstas?
Essa é a abordagem da palestra Planejamento Antifrágil, na qual Luciano Pires aborda certos conceitos anunciados por Nassin Nicolas Taleb em seus livros A lógica do Cisne Negro e Antifrágil.
Mas não é só isso. Luciano traz como pano de fundo algumas histórias dos aventureiros que tentaram desbravar os caminhos do Ártico, muitas vezes terminando em tragédias. O que terá dado errado nos planos deles?
Tópicos
O Polo Norte e a Expedição Franklin em busca da Passagem Norte em 1845
A lógica do Cisne Negro e a incerteza
Planejamento de Projetos e Planejamento Estratégico
Planejando no mundo VUCA – Volátil, incerto, complexo e ambíguo
Antifragilidade e Opcionalidade
A Expedição Andrées de 1987
Sobre assumir riscos
Um novo olhar para o Planejamento
Planejamento Antifrágil é essencial porque chega num momento único, pós-pandemia, repleto de incertezas sobre o futuro no curto prazo. Que dirá no longo.
Provocativa, bem-humorada e repleta de conceitos e recados impactantes, essa palestra serve para quem quer aumentar as chances de acerto em cenários de grande incerteza.
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL – Como se reposicionar para o pós-crise. Qualquer crise.
É muito difícil tomar decisões racionais em meio a crises, especialmente como a Pandemia que nos surpreendeu em 2020. É preciso tomar algumas atitudes para não só enfrentar o novo cenário, como transformar as crises em oportunidades.
A palestra Produtividade Antifrágil trata de como pensar no seu reposicionamento para quando chegar o tal “novo normal”. Eu não acredito em “novo normal”. Acredito numa transição para o normal possível e depois para o normal de antes da pandemia, com algumas atitudes incorporadas à nossa cultura.
A pergunta é: você, seus colegas e sua empresa estarão como? É possível estar melhor preparado do que antes da crise?
Produtividade Antifrágil não tem fórmulas mágicas que dizem que “se ele pode, você pode também”. Não, nem sempre podemos. Por isso é essencial desenvolver nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.
Tópicos:
O conceito de antifragilidade – aquilo que cresce no caos
O ciclo da destruição criativa – como o progresso precisa destruir o antigo
O que os clientes querem em tempos de normalidade/anormalidade
Como usar o medo a seu favor
Como enquadrar os problemas
Uma reflexão sobre valor
Reposicionando você e sua empresa.
Produtividade Antifrágil é essencial porque vem para provocar você a rever conceitos, mudar hábitos e se preparar para os ciclos de queda e crescimento. Provocativa, bem-humorada e repleta de conceitos e recados impactantes, essa palestra serve para quem quer sair da inércia causada pelo medo e apreensão e fazer a diferença antes, durante e depois da crise. Seja ela qual for.
Navegar é preciso viver não é preciso
Uma visão instigante sobre planejamento estratégico:
- Planejamento sistemático e pensamento criativo
- As armadilhas das atividades operacionais
- Trabalho improdutivo: o mais importante problema comportamental
- Ação com propósito
- Os sete perigos da liderança
- Sobre sorte e oportunidade
Durante séculos os homens tentaram chegar ao extremo norte do planeta, o Polo Norte, em busca de riquezas, conhecimento, fama e fortuna. Muitas tentativas fracassaram de forma trágica, outras quase deram certo, mas todas constituem valiosas lições de planejamento e liderança, que permitem paralelos com o mundo profissional em que atuamos.
NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO é uma palestra que apresenta de forma original e inovadora os fundamentos do Planejamento Estratégico. O pano de fundo são histórias que relatam algumas expedições que tentaram chegar ao Polo Norte ao longo do século 19 . Há anos estudando a história dos grandes aventureiros, em 2008 Luciano Pires tornou-se num dos poucos brasileiros que chegaram até o Polo Norte, no topo do mundo, a bordo de um navio quebra gelos nuclear russo.
Luciano usa sua experiência profissional de mais de 30 anos como executivo de multinacional e depois empresário, para propor reflexões sobre o uso do planejamento como forma de atingir objetivos com redução de riscos. E o faz de forma irresistível ao incorporar elementos de aventuras reais à realidade de nosso dia a dia. Bom humor, muita informação e provocações fazem da palestra um momento inesquecível.
Utilizando imagens de alto impacto, Luciano Pires recria algumas das missões mais ambiciosas que envolveram cuidadoso planejamento e tiveram resultados diferentes em razão de pequenos detalhes. Cada história contada de forma dramática traz diversos paralelos com nossos desafios no dia a dia profissional.