Inteligência acima da mídia

No final dos anos 90, Luciano Pires já fazia palestras dentro do mercado de autopeças, abordando temas comportamentais, demonstrando como era importante criar alguns filtros para trabalhar as informações que recebemos diariamente das mais diversas fontes. Usando exemplos de artigos publicados na imprensa, cujos títulos diziam uma coisa, mas o conteúdo dizia outra, Luciano perguntava:

“Como devemos chamar uma mentira que, dependendo de como é apresentada, nos leva a acreditar que é uma verdade?

Pensei em chamar de Ventiras … mas escolhi Merdades, que é mais apropriado.”

E então ele discorria sobre as Merdades, dando dicas de como se proteger delas.

Luciano não fazia ideia que, quase 20 anos depois, as Merdades receberiam o nome de “Fake News” e se transformariam numa das maiores preocupações de quem produz e consome informações hoje em dia.

Bem, em duas décadas muita coisa mudou. Surgiram a internet e as redes sociais, os grandes impérios das revistas e jornais impressos praticamente desapareceram, as grandes redes de televisão estão minguando e os consumidores de informações mudaram completamente seus hábitos. Vivemos uma verdadeira revolução da mídia, e é em emio a ela que precisamos tomar decisões fundamentais em nossos negócios e vidas pessoais.

O processo de acesso e reação às informações mudou. O quê não mudou?

A produção de Merdades, hoje Fake News, que se torna cada vez mais sofisticada, trazendo para nós uma responsabilidade gigantesca de filtrar, selecionar e consumir informação que seja pertinente, transparente e verdadeira. Não é fácil.

Por isso Luciano reuniu 40 anos de experiência como profissional de comunicação, gestor e produtor de conteúdo para lançar meu décimo livro e a palestra Inteligência acima da mídia – Como se proteger da Mídia que faz sua cabeça.

Tópicos:

A definição de Merdades e Mentiras (hoje chamadas de fake news

O poder de contar histórias

Esse fenômeno chamado mídia

A consciência da mídia

Fake News e nosso processo de tomada de decisão

Os vinte passos para se proteger da mídia

 

Inteligência acima da mídia é essencial para discutir nosso processo de busca e seleção de informações, de construção de credibilidade e de refinamento da capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Provocativa, bem-humorada, repleta de exemplos, conceitos e recados impactantes, essa palestra serve para quem quer aumentar as chances de acerto quando for necessário fazer escolhas em cenários de grande incerteza.

Comunicação em Tempos de Cólera

Esta palestra trata dos filtros que devemos criar para nos proteger do bombardeio de informações manipuladas, além de discutir a importância da contextualização. E no final dá dicas que podemos seguir para garantir um mínimo de proteção contra informações falsas, manipuladas e especialmente distribuídas para fazer com que ajamos de acordo com o desejo de alguém. Mesmo contra nossos princípios e desejos.

Num mundo que a cada dia fica mais complexo, como deve ser encarada a função “comunicação”? Cada vez mais conectados, estamos nos distanciando uns dos outros, perdendo a oportunidade de ver expressões, linguagem corporal e outras coisas impossíveis de serem escritas ou descritas. Você diz suas palavras, mas os outros ouvem conforme as experiências passadas deles, com significados próprios que podem ser muito diferentes dos que você tentou expressar. Para piorar, somos a sociedade das mídias, e a comunicação através da mídia exige uma série de cuidados. Especialmente quando, protegidas pela sensação de anonimato, as pessoas deixam de lado seus filtros morais, a educação e a polidez, para criticar, atacar, ofender e, se possível eliminar seus “inimigos”.

Se você participa de alguma mídia social sabe do que estou falando.

Esse novo mundo exige cuidados redobrados não só dos indivíduos, mas das empresas, para proteger seu ativo mais importante: a reputação.

Ganhe grátis o ebook “O Seu Everest”

Cadastre-se no site e receba doses periódicas de Iscas Intelectuais. E de quebra, receba o e-book  O SEU EVEREST com os principais pontos da palestra Meu Everest, de Luciano Pires.